segunda-feira, 29 de agosto de 2011

PADRÃO DE EXCELÊNCIA


Como estaremos aptos para andarmos junto a Deus? O que podemos fazer para nos sentirmos dignos da sua presença? Definitivamente, não há nada que se possa fazer, pelo menos nada por nós mesmos.

A palavra de Deus nos revela que para andarmos na presença do Senhor temos que ser perfeitos, já que Ele exige de nós um padrão de conduta excelente, ou um padrão de excelência (Gênesis 17:1).

No entanto, não há nada que consigamos fazer que expresse algo de bom em nós, não possuímos virtudes por nós mesmos, não possuímos bons pensamentos ou bons planos por nós mesmos, uma vez que tudo (definitivamente tudo!) o que é bom e perfeito dom vem do Senhor (Tiago 1:17). Deste modo, de que maneira andaríamos na presença do Senhor?

Somos tão limitados e perversos por nossa própria natureza que somente o sacrifício perfeito de Jesus poderia pagar por nós a dívida que jamais poderíamos quitar, haja vista, para nós, o preço seria impagável, um padrão de excelência inalcançável.

Mas gritemos de alegria porque Jesus andou em perfeição, sendo homem sujeito às mesmas tentações e limitações que nós, estabelecendo assim um padrão de conduta perfeito, um santo padrão de excelência.

Hoje, Deus nos chama para que vivamos esse padrão de excelência em Jesus, pois nele, somente nele, podemos fazê-lo. Ele é o nosso referencial de santidade, de vida de renúncia, de amor, de perdão, de absolutamente tudo o que devemos e precisamos saber.

Deus espera sempre o melhor de nós, nada além do melhor, porque nos vê e nos aceita em Jesus, o padrão de excelência que andou entre nós, por seu sangue que nos cobre, que nos redime e que nos eleva para altos lugares.

Entretanto, para estarmos sob esse padrão temos que nos sujeitar a ele em obediência e compromisso (Tiago 4:7).

A palavra do Senhor diz que “O Senhor é o meu Pastor e nada me faltará” – Salmos 23:1. Apesar de parecer tão óbvio, atentemos para o detalhe de que nada nos faltará se, e somente se o Senhor realmente for o nosso Pastor. Ora amados, Pastor é aquele que guia, por onde achar melhor, que cuida das suas ovelhas da maneira que achar mais prudente. As promessas graciosas de Deus esperam de nós uma resposta obediente.

Se nos submetermos a Jesus e à sua morte para que Ele viva em nós, então alcançaremos mediante a sua graça, o padrão de excelência tão inatingível por nossos méritos, mas que já nos foi garantido na cruz!

A vitória já é nossa! O padrão de excelência que sem Jesus nos era impossível de ser alcançado, e constituía arma de acusação de satanás, agora revela a nós a glória de Deus em Jesus, seu Filho, perfeito nos céus, perfeito também na terra, que nos conduz em triunfo e, por meio de nós, manifesta em todo o lugar a fragrância do seu conhecimento (2 Coríntios 2:14). Aleluia!

Tomemos posse do sacrifício de Jesus de uma vez por todas! E nele, somente nele, sejamos sim imperfeitos, porém santificados, e dia após dia justificados por seu cetro de justiça.

Tenhamos, pois, a certeza de que em Jesus andamos sim na presença do Deus todo poderoso, mesmo sendo imperfeitos por nós mesmos, mas alcançando gloriosamente, mediante a fé em Jesus, o padrão de excelência e a perfeição necessária para sermos agradáveis a Deus.

Afirmemos ousadamente, assim como o salmista Davi: “O SENHOR, TENHO-O SEMPRE À MINHA PRESENÇA” (Salmos 16:8).

Nada por nossos méritos, tudo pela maravilhosa graça de Deus!


Em Cristo.

4 comentários:

  1. Glória a Deus por Jesus. Somente seu sacrifício nos torna capazes de ser semelhantes a Ele. A nossa natureza caída sempre nos leva para a imperfeição e para a morte, mas a cruz de Cristo nos leva ao padrão e ao modelo de Jesus Cristo. Deus abençoe amado, pela tua vida e que Deus nos conduza a esse padrão que se chama Jesus.

    ResponderExcluir
  2. Entender a Graça de Deus é uma coisa. Viver na Graça de Deus é um privilégio, pois muitos acham que vivem na Graça e, na verdade, usam isso como desculpa para pecarem. Enquanto que, quem vive realmente essa Graça, se sente "Livre" para viver em santidade...
    E isso só Jesus pode fazer.
    Estou muito feliz, meu querido irmão, de ver que você tem tido revelações vindas do céu a respeito dessa graça e hoje você tem usado ela para conhecer, cada dia mais, o Nosso Salvador e doador da Graça!!!
    Deus te abençoe e que Ele se revele mais e mais a você.

    ResponderExcluir
  3. Que alegria saber que temos esse grande privilégio, Carlos, de que podemos viver em busca desse "padrão de excelência" e que, em Cristo, somos mais que vencedores nessa busca. =) Lembrei daquele trecho em que o apóstolo Paulo diz que "todo atleta em tudo se domina, aqueles, para alcançar uma coroa corruptível, nós, porém, a incorruptível. Me chama atenção a parte que ele fala: "Correi de tal maneira que o alcanceis(o prêmio)."(1Co 9:24-25)que Deus continue te abençoando muitão, e que o Seu Espírito nos ajude a cada dia. Um abraço meu amigo,fica com Deus, Nadia Catherine.

    ResponderExcluir